Sobre o Grande Templo

O Grande Templo é o coração espiritual e histórico da comunidade judaica do Rio de Janeiro. É fruto de uma era de grande atividade comunitária, na Praça Onze.  

Naquela geração de fundadores de instituições, sobressai-se a figura de Jacob Schneider. Idealizador e fundador do Grande Templo.

Jacob Schneider foi um dos maiores líderes daquela comunidade de imigrantes. Foi ele o responsável pela fundacão do primeiro veículo de mídia judaica, a Gazeta Israelita, e patrocinou colunas especializadas em assuntos judaicos em jornais de grande circulação da época, como o Correio da Semana, o Diário de Notícias e o Correio da Manhã.

Foi fundador do Centro da Comunidade Israelita do Rio de Janeiro e, em 1931, assumiu a presidência da Instituição. Foi ele o principal responsável pela ideia da compra de um terreno para a construção de um Templo, que estivesse à altura do entusiasmo da colônia judaica na cidade.

 

Declarava-se inconformado, como disse em uma célebre entrevista ao Correio da Manhã, em 10 de dezembro de 1933, com  "a situação dos israelitas desta capital", "amontoados, aos milhares, em prédios inadequados e em salões incompatíveis como o decoro dos atos religiosos que praticavam nos dias comuns e nas festas".

 

A altura das torres, de 26 metros, fazia sobressair a sinagoga no ambiente dos telhados baixos do Rio de Janeiro de então, e tornaram-se motivo de orgulho para toda a a comunidade.

 

"A nossa capital precisava de um Templo como esse, que viesse embelezar e engrandecer esta encantadora cidade da Guanabara e honrar o nome israelita no Brasil, capaz de tamanho empreendimento".

 

Entre outras medidas para levantamento de fundos, foram vendidas várias pedras para a construção dos alicerces, com os nomes dos profetas judeus, e essas pedras, arrendadas em leilão, repousam sob o prédio hoje existente, dando-lhe uma sustentação simbólica e espiritual. 

Jacob Schneider é hoje homenageado com uma placa de bronze, à entrada do Grande Templo, como lembrança permanente daquela geração de empreendedores que erigiram esse fantástico prédio.

© 2017 Grande Templo Israelita do Rio de Janeiro

  • facebook-square